Seventh-Day Adventist Church

West-Central Africa Division Seventh-day Adventist Church

Menu

Um Novo Tempo para Guiné Bissau

Posted on Apr 09 2018

Um Novo Tempo para Guiné Bissau.

[Photo Credit: Sessão de trabalho no NOVO TEMPO]

“Não devemos esconder a verdade nos cantos da terra. Ela deve tornar-se conhecida; deve brilhar em nossas grandes cidades. Cristo em seus labores tomou sua posição à margem do lago e nas grandes vias de comunicação onde Ele poderia encontrar pessoas de todas as partes do mundo.” Testemunhos para a Igreja, vol.7, pág. 36.

Guiné-Bissau é um pequeno país situado na costa ocidental da África, com uma população aproximada de quase um milhão e oitocentos mil habitantes. Essa população está dividida entre as cidades do continente e uma parte insular. Nas ilhas, poucas pessoas têm acesso à educação e a saúde é precária, pois os recursos que chegam até lá são escassos. A mensagem da esperança fica mais distante dessas pessoas, mas sabemos que a pregação do Evangelho alcançará toda raça, língua, tribo e nação com o auxílio dos meios de comunicação.    

Com a chegada da Rádio Novo Tempo Bissau, essa realidade pode mudar no país, principalmente nas ilhas. Com um conteúdo de qualidade na área da saúde física, mental e espiritual os guineenses entrarão em um novo tempo. Uma nova esperança surgirá em seus corações trazendo mais qualidade de vida. A primeira transmissão aconteceu no dia 19 de janeiro, com uma música dos irmãos brasileiros Arrais, em seguida com a gravação do sermão do Pastor Alejandro Bullón.

No dia 16 de março foi realizado o culto de dedicação da Rádio Novo Tempo Bissau na Igreja Adventista Central Betel, com a participação especial do Pastor Irineo Koch, Diretor de Comunicação da Divisão Centro-Oeste Africana e o Pastor Guy Roger, Presidente da União Missão do Oeste do Sahel. A Igreja Adventista do Sétimo Dia estava em festa, devido há anos esperarem pela Rádio, depois de muitas vigílias e jejuns o sonho se torna realidade.

Esse sonho começou em 1996 com o Pastor Ricardo Orsucci, Presidente da Missão Guiné Bissau na época, que conseguiu verbas para a gravação de programas que foram transmitidos pela Rádio Difusão Nacional (pertencente ao Governo) no período da guerra civil, na voz do Pastor Manuel Antônio Sigá. Em 2001, o Pastor Davi Tavares, missionário brasileiro, conseguiu a licença com o Governo e a frequência 92,5 FM foi concedida para a Rádio Novo Tempo. Ele também conseguiu alguns equipamentos, mas o transmissor foi roubado e a realização do sonho mais uma vez foi adiada. O atual presidente da Missão Guiné Bissau, Pastor Gaspar Gomes, em 2013 juntamente com o Pastor Irineo Koch, começaram a idealizar esse sonho mais uma vez. Foram muitas lutas em busca de recursos e negociações com o Governo, mas para honra e glória de Deus o sonho se torna realidade, comenta Gaspar.

A Novo Tempo Bissau está em sua fase experimental, graças ao auxílio da AWR (Adventist World Radio) que doaram recursos para a compra do transmissor e o apoio da Rede de Comunicação Novo Tempo do Brasil, que concedeu direitos autorais no uso do nome e de programas. Assim como voluntários brasileiros, mobilizados pelo Pastor Wallyson Santos, que dedicaram tempo e recursos pessoais para que a Rádio fosse instalada no mês de janeiro, o aposentado professor Flavio Rety e seu filho Arley Rety empenharam suas energias para que esse sonho fosse realizado o mais rápido possível. Eles acreditam que a Rádio, assim como a televisão, que é a próxima meta para Bissau, cuja licença já foi dada pelo governo, seja um dos melhores caminhos para a pregação do Evangelho nessa parte do mundo e que vale a pena qualquer sacrifício.

Ela é a primeira rádio difusora da União Missão do Oeste do Sahel, uma conquista para a Divisão Centro-Oeste Africana e para todo o território que atingirá suas ondas sonoras. O Pastor Irineo Koch ministrou horas de treinamentos para os membros locais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na área de comunicação, reforçando o papel da Rádio na sociedade e técnicas para locução. O isolamento acústico dos estúdios e a torre foram construídos com recursos provenientes da União local, assim como o apoio para essa fase experimental.

A União Missão do Oeste do Sahel continua investindo e apoiando outros países, como o Cabo Verde que está bem perto de conquistar sua rádio local e o Senegal que está lançando sua Web Rádio.

A Rádio Novo Tempo Bissau ainda tem muitos desafios, o maior deles é a energia. O país sofre com a instabilidade política e consequentemente o corte de energia elétrica é diário. O custo da energia é muito alto, pois ela é proveniente de geradores. Por isso, o horário de transmissão será de apenas três horas diárias na fase experimental.

A administração local tem poucos recursos para manter a Rádio e terminar a infraestrutura da mesma. Contamos com suas doações para num futuro bem próximo instalarmos energia solar. Precisamos de recursos para a manutenção dos equipamentos, contratação de funcionários e a expansão da Rádio Novo Tempo para a cidade de Gabu, assim teremos alcance nacional com a mensagem de esperança.

Atualmente a Rádio Novo Tempo é administrada pela voluntária brasileira Fabíola Ferreira Schliech, que desde a infância sonhava em ser missionária e escutava a Rádio Novo Tempo em seu país de origem. “A voz da esperança precisa chegar onde meus pés não podem tocar, até os confins do mundo. Deus tem seus caminhos para que a sua mensagem chegue a lugares onde homem não pode ir, às vezes demora mais que duas décadas, mas o tempo é dEle e agora é um novo tempo que começa em Guiné Bissau”, finaliza Schliech.

Fabíola Ferreira Schliech

0 comments

Add Comment
 

Add your comment

To add a comment you need to login or register.